A FAVELA EXISTE PARA NÃO EXISTIR

(Esse texto foi escrito no dia 25.05.17)

Hoje, eu tive um sonho lindo.

Criança toma banho de mangueira no Complexo do Alemão

Sonhei com o lugar onde cresci, brinquei, errei e aprendi. Sonhei com o lugar que me moldou e me reinventou. Sonhei com o lugar pelo qual chorei por não querer deixar quando minha mãe nos tirou de lá. Sonhei com o lugar onde passei muitos momentos ruins e diversos momentos bons. O lugar que eu sempre quis voltar - E voltei. O lugar que novamente eu deixei, mas que nunca vai me deixar. O lugar onde a maior parte da minha família ainda se encontra. O lugar onde eu sempre estou indo visitar. O lugar que é o meu lugar. O lugar chamado Complexo do Alemão.

No sonho, eu voltava a morar lá com meu namorado, na mesma casa de sempre. A casa que minha mãe pagou com tanto sacrifício e muitos dias de luta. A casinha de ladrilho azul, mais bonita daquele pedacinho da favela. Tinha dois quartos, sala, cozinha, corredor e até um pé de manga no quintal, acredita? Nosso quarto tinha até prateleiras com brinquedos igual os que a gente via nas novelas. Meus primos viviam lá, quando não estávamos na casa deles assistindo novelas mexicanas.

No sonho, a favela estava feliz pra caramba. Na rua, embaixo do escadão tinha crianças andando de bike e meu namorado os ensinava a andar de skate. Os moleques estavam felizes da vida e eu também. Eu subia e descia as escadas sem acreditar naquilo tudo. Eu de volta na minha favela e dessa vez sem medo. Minha família estava lá, meus amigos de infância também. Todo mundo junto e misturado. Era um dia feliz!

Acordei extasiada.
A felicidade era tanta, que cara... Meu dia estava começando da melhor maneira. Com um sonho bom... Mas, como a felicidade de gente como eu dura pouco... Ao entrar no facebook me deparei com o seguinte post:
 ''Estamos sendo mortos aqui. Estão sacrificando nossos jovens. Socorro!!!'' ( Post compartilhado na pagina Complexo do Alemão).
Minha prima relatava em seu facebook o terror que estava sendo conviver com um tiroteio incessante, Pms invadindo casas, BOPE metendo bala, Choque invadindo o morro e helicópteros sobrevoando. Naquele momento eu me senti muito mal. Que ingenua eu, sonhando com a paz num lugar onde a policia sobe pra matar e os traficantes atiram pra morrer. Bandido contra bandido e o que nos resta são pessoas baleadas, um garoto de 13 anos morto por ''bala perdida'' na barriga, dentro da sua própria casa e moradores colocando panos brancos em suas janelas pedindo por paz. Pessoas sem poder voltar pras suas casas ''Atenção na Alvorada, muitos tiros no local, não subam!'' pessoas faltando seus empregos porque não podem sair de casa, crianças sem aula, comercio fechado. Desespero, medo, angustia e aquela sensação de não saber o que estar por vir, junto com a sensação que me domina agora, de impotência.

Infelizmente favelado já está acostumada com essa rotina made in vietña. E mesmo quem não é, já
ouviu histórias de como a coisa funciona na favela. Alias, nem todo mundo, né? O que tem de gente romantizando favela e querendo se promover, se auto intitulando favelado não esta nem no gibi. Mas é aquilo, quem acha trend não aguentaria um dia lá dentro que não fosse pra tirar foto, pagar de turista ou de vida loka mesmo. Vocês não fazem ideia do que é ser pobre, preto e favelado. E não, você não queria ser nada disso. Nem viver nada do que aquelas pessoas vivem. Peço humildemente que vocês parem de banalizar e achar que é tudo um filme de hollywood. Porque meus amigos, não é! Você não é uma preta de quebrada e muito menos um ''gangster'' porque faz uma linha na sobrancelha e ouve hip hop. Você só quer se promover com isso. É diferente... Isso é uma pauta para outro post, mas entendido isso, vamos lá!

Sabemos que essa é a rotina lá dentro e sabemos que a UPP não adianta de nada. Pergunte a um policial se ele gosta de ir trabalhar em uma UPP. Pergunte se os moradores se sentem mais seguros com a UPP. Perguntem ao governo quem mais ganha com a UPP. Entrem em qualquer favela e verifiquem se não existem mais bocas de fumo após a instalação das UPPs. Busquem saber o que de fato mudou após o surgimento das UPPs.

Então vamos fazer um flashback para entendermos o por quê das UPPS. Para isso vamos falar de Beltrame. O querido Beltrame.


Um Deus criado pela mídia




José Mariano Beltrame, aposentado da policia federal que deu inicio a sua carreira militar no período da ditadura, caiu no gosto do povo, dos amigos governantes e principalmente da mídia. Foi nomeado para o cargo de secretário de segurança do Rio de Janeiro, em 2006 pelo ilustre ex governador Sérgio Cabral que hoje felizmente encontra-se em estadia no presidio de Bangu. Principal responsável direto pela elaboração do projeto da unidade de policia pacificadora, pediu demissão do cargo ano passado, após seu glorioso projeto entrar em decadência total. Ao deixar o cargo ele deixa em seu lugar, Roberto de Sá, instrutor do BOPE de 1989 a 1992, com um fantástico currículo de um assassino fardado.

A promessa de Beltrame era de uma policia cidadã, próxima da comunidade. Uma policia que combatesse de perto o tráfico de drogas e que desse ao Estado a retomada de poder nas favelas cariocas, já que o mesmo, abriu um grande espaço para a instalação de um poder paralelo. Primeiro eles entrariam ostensivamente, contra a guerra ao tráfico e depois, gradualmente concediriam serviços essenciais, cidadania e projetos para que houvesse a inclusão social dessa população.

E em 2008 surge a primeira UPP no morro Santa Marta. E a gente da inicio a história desse projeto, que em si não é ruim. Mas, estando sob direção de pessoas como Beltrame, Cabral e sua corja, ou na mão de policiais altamente despreparados, nas mãos de uma instituição racista e tendo um objetivo tão imediatista e idealizado, na mira de uma mídia tão sensacionalista e ao mesmo tempo omissa, não poderia tomar um rumo diferente... Rumo esse que fez com que seu principal articulador pedisse demissão do cargo após tudo começar a sair do controle e mesmo assim a ideia do ''sucesso militar contra a guerra ao tráfico'' permanece veiculada na grande mídia. Vai entender, né?

A policia dos sonhos ou da propaganda politica, é uma instituição racista. É a policia que entra na casa dos moradores sem ordem judicial e quebra tudo, é a policia que humilha os moradores, é a policia que se acha no poder de tirar a vida de qualquer preto favelado, se quiser.Toda sociedade, mas principalmente a favela, olha pra policia com receio, com insegurança e desconfiança. Nosso histórico de violência policial nos da medo. Não importa se quem aponta o fuzil está ou não fardado. O medo é o mesmo. Suas fardas não nos dão segurança nenhuma se a qualquer momento, ele pode apertar o gatilho e nos executar pelo simples fato de sermos pretos e favelados. Não temos direito nem a dignidade quem dirá a projetos de inclusão social, que por sinal, a favela está esperando até agora. (Os não governamentais, não contam nesse contexto, ok?)

Dados da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro dizem que os roubos a residências cresceram 20% e os de estabelecimentos comerciais 28% no entorno do 16º Batalhão da Polícia Militar (complexo do alemão e penha), na comparação entre o inicio de 2014 e meados de 2015. A polícia se defende com dados que revelam: 50% de redução em homicídios, no período de 2011 a 2014, e o avanço de 140% nas apreensões de armas na região. Porém, segundo o coletivo Ocupa Alemão, após um período de guerra o complexo de favelas vivia relativamente em paz antes da UPP chegar.

''A polícia entra e escolhe qual facção quer aqui. Os policiais protegem o bandido lucrativo para eles e perseguem quem vai contra seus interesses''- Diz Rafael Balbo, integrante do ocupa alemão, em entrevista á Carta Capital.

E quem convive com a favela, sabe que essa é a mais pura e triste verdade.
Quem vive na favela sabe que a policia pacificadora não está preocupada com a paz. Ou está?

A mesma policia que mata um jovem preto após confundir um saco de pipoca com uma arma? Ou a policia que executa bandidos em frente a uma escola e mata uma estudante enquanto ia beber água no pátio? A mesma policia que também no Alemão, matou Eduardo de Jesus de apenas 10 anos a queima roupa com um tiro na cabeça enquanto ele estava com seu caderno estudando no portão de sua casa? Aquela mesma policia que matou Claudia e a transportou sendo arrastada por um pedaço de pano no porta malas de sua viatura e teve seu corpo dilacerado enquanto seus filhos esperavam pelo pão? A mesma policia que prendeu Rafael Braga por portar uma garrafa de desinfetante em uma manifestação da qual ele nem sabia do que se tratava e hoje está preso novamente por supostamente portar 0,6g de maconha? A ilustre policia que aniquila jovens pretos todo dia enquanto você pede por justiça na internet e sobe no morro pra comprar a boa de 10?

Paz pra quem? Paz pra quem se após todo esse confronto do dia 25 os moradores tiveram que parar a linha amarela pra pedir uma trégua e mais um jovem foi baleado e morto no meio do protesto? Essa farsa da pacificação nunca me comoveu. A upp não serve pra nada além de aumentar ocorrências de abuso policial nas comunidades, colocar mais vidas em riscos, dar uma falsa sensação de segurança para a classe média e fazer propaganda politica.

Essa eterna briga traficante x policia, criada pelo governo e enaltecida pela mídia, esconde a corrupção policial e governamental que lucra com a mesma guerra que eles dizem lutar contra. Essa guerra ao narcotráfico não abre espaço para inclusão social, dignidade e respeito pra quem vive no meio disso. Como acreditar na policia da paz que não acaba com a guerra, não respeita os cidadãos, abusa do poder e usa nossas escolas como trincheiras? Como acreditar que o problema das drogas e do armamento dos traficantes é nosso, se eu nunca vi nenhuma fábrica de armas  dentro da favela? Como acreditar no governo que diz não saber como uma arma ak-47 que nem é fabricada aqui, chega nas mãos de facções se eles não possuem poder no mercado náutico e nem áero brasileiro? E mesmo se fosse fabricada aqui, elas não estariam a vendas no shopping. Como acreditar que a policia vai nos proteger se na primeira oportunidade eles vão matar Claudias, Amarildos, Dgs, Marias Eduardas entre outros infinitos nomes que eu poderia citar aqui. E depois vão justificar com autos de resistência?

Você que pensa que a upp existe para a retomada do controle do Estado nas favelas, saiba que isso nunca fugiu do controle deles. A guerra ao tráfico é só mais uma arma para eles continuarem no controle, enquanto fazem policiais de fantoche e a favela de circo. Eles nunca deixaram de dominar as áreas pobres e a população negra. As faltas de politicas publicas trabalham na manutenção do sistema que nos oprime, nos explora, nos mata e nos segrega. A favela existe para não existir.

Para confirmar, a Anistia Internacional divulgou uma nota que diz que a PM tem usado força excessiva e desnecessária, que desrespeita normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. O que contribui com o genocídio negro.
O estado nos nega todos os dias, entra nas casas que nós levantamos, nos tiram de lá, nos humilham, matam nossos jovens e o que resta é aceitar que tudo é para o bem comum? A mesma instituição
gerada para a perseguição de escravos negros e repressão da classe trabalhadora, jamais poderá ser a instituição que vai nos salvar. As mesmas instituições que prezam a politica do capital ao invés da politica de ressocialização, jamais vão nos proporcionar a paz. O lazer, a cultura local, o prazer, a saúde e a educação jamais vão chegar, enquanto a prioridade for que chegue proibição, munição, mercados, bolha imobiliária, especulação e exclusão do próprio favelado dentro de suas favelas, como vem acontecendo. O jogo não é pra resgatar vidas e sim para arrecadar zeros em suas contas bancárias.

Beltrame disse em referencia ao alto número de balas perdidas nas operações policiais: ''Não se pode fazer um bolo, sem quebrar ovos''. Não queremos migalhas desse bolo acompanhada de sangue inocente. Por nós a produção para por aqui.

A UPP NÃO DEU CERTO.

Nunca vai dar enquanto pessoas corruptas estiverem no poder, enquanto não haver politicas publicas, enquanto a morte dos pretos e pobres continuar a não incomodar, enquanto tolerarmos o sistema prisional mais parecer um campo de concentração, enquanto a instituição militar permanecer racista, enquanto não tivermos um poder legislativo empenhado em acabar com a corrupção, enquanto a impressa não deixar de ser comprada, enquanto não cairmos na real que a guerra as drogas é uma guerra falida, enquanto não percebermos que estamos imersos em uma guerra civil, enquanto continuarmos a não fazer nada. Precisamos reagir!!

Nunca haverá paz enquanto um fuzil for a arma para ''chegar lá''. A militarização nunca sera uma medida de segurança efetiva. Blindados não reduz mortalidade, fuzil não coloca criança na escola, invasão de domicilio e tapa na cara não faz ninguém se sentir seguro e confiante. Enquanto não criarem uma politica de segurança publica que preze a vida e não votos, que preze o respeito e não dinheiro, que preze a igualdade e não as diferenças, enquanto direitos não forem observados essa paz não vai chegar.

Te convido a voltar sua atenção para os bandidos de terno e gravata com a caneta na mão. Eles nos matam e nos roubam mais do que qualquer um. Eles são os responsáveis pelas balas perdidas que sempre encontram um corpo preto.

Quem está certo? Quem está errado?

Antes de responder essa pergunta lembre-se: Tudo acontece com o aval do Estado.

Ass.,

Izy Castelano


0 comentários